ÂMAZ
CENTRO PEDAGÓGICO INFANTOJUVENIL
Pedagogia de A a Z
O Âmaz é o Núcleo de educação da Cooperativa Casa do Amparo, situado no bairro social da Porta Nova em Tavira e na Baixa da Banheira. Também existe um núcleo na Quinta do Conde e em Monte Gordo.
Conheça os nossos serviços:
- Salas de estudos
- Explicação individual
- Preparação para os testes
- Campo de férias
- Gabinetes de apoio psicológico para as crianças, jovens e às famílias.
Conceito do nome:
Foi atribuído ao projeto de educação o nome de Âmaz – Centro Pedagógico infantojuvenil. Este nome assenta na nossa forma de encarar todo o processo educativo. Por um lado, remete para o verbo – AMAR no sentido de que é importante criar laços afetivos com as crianças de forma a potencializar as competências sociais pessoais e profissionais. Por outro lado, inicia-se com a letra A e termina com a letra Z de forma a englobar todo o processo da aprendizagem da criança ao longo do seu percurso de vida.
Destinatários:
Este projeto destina-se a todas as crianças em idades escolares compreendidas entre os 6 e os 18 anos.
Resposta Social:
Como preocupação social, foi estabelecido internamente que 10% das vagas são para apoio escolar gratuito às crianças e famílias mais carenciadas, maioritariamente residentes no bairro social onde estamos inseridos.
Por outro lado, também temos presentes a necessidade de intervir junto da população sénior no sentido de contrariar a literacia ainda existente, com o projeto ALFA – Alfabetização de adultos e línguas estrangeiras para português, em parcerias com Academia Séniores.
Objetivos do núcleo
- Dar respostas eficazes às famílias em termos de apoio à gestão familiar;
- Disponibilizar o apoio ao estudo junto das crianças e jovens;
- Dar resposta às famílias com maior dificuldade económica;
- Potencializar uma maior taxa de sucesso escolar contrariando assim o insucesso e/ou abandono escolar;
- Dar as ferramentas necessárias às crianças de forma a poderem evoluir no seu percurso académico;
- Incentivar os alunos mais carenciados ou problemáticos para a importância da educação;
- Incentivar à aprendizagem das línguas estrangeiras, nomeadamente o inglês e/ou francês, ferramentas fundamentais, através de cursos intensivos ou intercâmbios.
Metodologia de trabalho
A heterogeneidade do projeto proposto exige diferentes tipos de metodologias tendo em conta o tipo de ação pretendida. Contudo, na base de qualquer intervenção estarão sempre presentes as seguintes premissas:
- A relação de confiança estabelecida entre as crianças e suas famílias é o pilar do nosso projeto.
- A formação contínua dos profissionais é necessária e incentivada pela direção, no sentido de criar laços entre as equipas de intervenção.
- Valores de confidencialidade, respeito e privacidade são assegurados.
- Avaliações periódicas e contínuas quer da equipa pedagógica, quer dos alunos indicam formas de melhoria contínua.
- Juntos acreditamos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas contribuindo na educação.